Maytê Corrêa

https://www.facebook.com/mayteacorrea

vilhena.arthur09@gmail.com

Maytê Corrêa é cantora e compositora, professora de canto e Educação Musical. Graduada em Licenciatura em Música pela Faculdade de Artes do Paraná, e pós-graduanda em Educação Especial Inclusiva.Estudou nas melhores instituições de música do país, como o Conservatório de MPB de Curitiba, o Conservatório de Música de Tatuí, a Escola Portátil de Música na UNIRIO, e nos mais importantes festivais de música do Brasil.

Em 2011 lançou seu CD no Rio de Janeiro, onde cantou em grandes casas como Rio Scenarium na Lapa, Sala Baden Powell em Copacabana, e Centro de Referência da Música Carioca na Tijuca, além de uma participação especial com a Velha Guarda da Portela na quadra da referida escola de samba. Em sua trajetória, marcada pela pesquisa, interpretação e composição de samba, a cantora se destaca no cenário musical, por ser possuidora de um belíssimo timbre, que a identifica logo na primeira audição, e pela carga emocional que imprime a cada canção interpretada.

Seu primeiro cd, intitulado “Deixa o samba ir”, é uma novidade no cenário da música popular brasileira, trazendo composições próprias da cantora, e firmando importantes parcerias com compositores como Arlindo Cruz, Wanderley Monteiro, Ratinho e Toninho Nascimento, todos compositores de renome no cenário nacional. Maytê chega a este primeiro registro gravado após muitos anos de pesquisa do samba, intensificada com o projeto Clara Evidência – Maytê Corrêa canta Clara Nunes, concebido em 2005, no qual homenageou a “Mineira Guerreira”, em vários palcos do Paraná e no Rio de Janeiro.

Em dezembro de 2012, a cantora homenageou mais uma vez Clara, em virtude de seus 70 anos, lotando o Teatro Paiol, e com recepção calorosa do público presente. Tendo à frente uma cantora e compositora de samba, seu trabalho original encanta à todos seja pela carga social que o carrega, seja pela interpretação comovente e singular da intérprete.

Nesses 13 anos de carreira profissional da artista não há como não considerar originalidade o fato de ela, cantora e compositora, ingressar no cenário artístico de Curitiba, em projetos culturais como a Oficina de Música de Curitiba, Música nos Parques, entre outros espaços da cidade, como teatros e casas de show, e Rio de Janeiro, cantando em grandes casas, com respeitosa aceitação. Também não há como não se chamar de originalidade o fato de Maytê Corrêa ter assinado, num primeiro registro, inspiradas composições, onde melodias refinadas estão sempre à disposição da dignidade do samba e de seu vértice de excelência.

Em seu repertório vasto e cuidadosamente elaborado, Maytê canta os grandes ícones do samba, como Cartola, Nelson Cavaquinho, João Nogueira, Paulinho da Viola, Dona Ivone Lara, Clementina de Jesus, Clara Nunes, Roberto Ribeiro, Paulo César Pinheiro, dentre outros, valorizando o gênero que melhor representa nossa brasilidade.

Anúncios